domingo, 30 de outubro de 2011

Saresp



AVALIAÇÃO

Por dentro do Saresp

O que é o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo?



O Saresp é aplicado anualmente pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) para avaliar o Ensino Básico na rede estadual desde 1996. Na edição de 2007, ele passou a utilizar a metodologia dos exames nacionais (SAEB eProva Brasil), o que permitiu a comparação de resultados. Escolas particulares e da rede municipal também podem aderir ao exame.
Nos dias 29 e 30 de novembro de 2011 serão avaliadas todas as escolas estaduais na modalidade de ensino regular, mediante a aplicação de provas aos alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. As disciplinas a serem avaliados são Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas (História e Geografia). Haverá aplicação de prova de Redação numa amostra representativa de 10% do conjunto dos alunos.
Além da prova, eles preenchem um questionário com informações sobre suas características pessoais, socioeconômicas e culturais e situação escolar. Professores, coordenadores e diretores também são solicitados a fornecer dados relacionados ao processo de aprendizagem do aluno, à gestão da escola e à implantação de propostas pedagógicas.

Os resultados vêm em forma de relatórios detalhados para cada escola, com diagnósticos por alunos e por turmas. Esses documentos são de caráter confidencial, mas há relatórios gerais de cada unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário