sábado, 22 de outubro de 2011

RESULTADO DO ENEM

Do NE10
A disputa para ingressar em uma universidade em 2012 começa neste fim de semana para mais de 5,3 milhões de estudantes de todo o Brasil. Neste sábado (22) e domingo (23) eles irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Pernambuco, estão inscritos 268.960 candidatos, que realizarão prova em 72 municípios do estado. Promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a avaliação substitui parcialmente ou integralmente vestibulares de importantes instituições de ensino superior do País, a exemplo das universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Como Pernambuco não adota o horário de verão, as provas no Estado terão início às 12h - uma hora mais cedo em relação ao horário de Brasília (13h). Já os prédios estarão abertos a partir das 11h. É aconselhável que o estudante chegue ao local de prova com uma hora de antecedência.

Neste sábado (22), primeiro dia de avaliação, os estudantes terão quatro horas para responder 45 questões objetivas de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) e 45 de ciências na natureza (química, física e biologia).

No domingo (23), o tempo disponível é maior, de cinco horas e meia. Além de responder as 45 questões de matemática e 45 de linguagens (português, literatura e língua estrangeira), os candidatos terão que fazer uma redação. 

A redação deverá ter no máximo 30 linhas e no mínimo oito, caso contrário não será corrigida. Vale lembrar que as linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões são desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas. 

RESULTADO -  Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep (www.inep.gov.br) até a quarta-feira (26). Já os resultados individuais estarão disponíveis para consulta no mesmo site partir do dia 04 de janeiro de 2012.

...................................................................................................................................
Do NE10
Na semana do vestibular, o fera precisa ter cuidado redobrado com a alimentação. Para não correr o risco de ter algum problema gástrico e por isso não fazer a prova, o estudante não deve comer alimentos que não está acostumado a ingerir. Deixe para experimentar "pratos diferentes" nas comemorações do ingresso à universidade.   

O candidato também deve evitar comidas gordurosas, que possuem um tempo maior de digestão e podem causar sonolência, a exemplo de feijoada, molhos à base de creme de leite e frituras. Outro erro é não respeitar os horários das refeições. Passar muito tempo sem comer provoca a redução dos níveis de açúcar no sangue, podendo causar tonturas, suor frio e até mesmo desmaios.

Segundo a nutricionista Roberta Costi, professora da Universidade de Pernambuco (UPE), nos dias que antecedem o vestibular, é importante dormir cedo e escolher um cardápio saudável. "Outra dica é se alimentar pelo menos duas horas antes do início da prova", explica.

Para levar para o local de prova, Roberta Costi sugere barras de cereais, uma fruta ou um pouco de castanha de cajú. "Também é bom levar água e um suco de caixinha. Escolha o sabor que desejar. Se quiser levar chocolate, prefira o meio amargo, com concentração de 60% a 70% de cacau. Ele ajuda a liberar endorfina e nos deixa menos ansiosos, o que é ótimo para quem está numa prova decisiva", explicou.
 » Monte o seu cardápio para a semana do vestibular. Confira abaixo alguns alimentos ricos em fisetina, ômega 3 e vitaminas do complexo B, que favorecem a memória, estimulam a atividade cerebral e manutenção dos neurônios. 

Fisetina: maçã, morango, kiwi, pessêgo e uva
Colina: gema de ovo, fígado bovino e germe de trigo

Ômega 3: peixes de água fria e linhaça. 

Vitaminas complexo B: cereais integrais, carnes e vegetais de folhas verdes, como brócolis e espinafre

Nenhum comentário:

Postar um comentário