domingo, 9 de outubro de 2011

Menu das Letrinhas


ESCOLA ESTADUAL JARDIM DAS CAMÉLIAS II
MARIA RIBEIRO MELQUIDES
ELISABETE HENRIQUE FELIPE DA SILVA



PROJETO: MENU DAS LETRINHAS



Local: Jardim das Camélias II
Colaboração: Sala de Leitura
Colaboradores: Alunos, Professores e todo o grupo escolar
Coordenadora: Arlete Lopes Pereira Pratt
Duração: ano de 2011
¹ Professora da Sala de Leitura
² Professora de Leitura e Produção de Texto


SÃO PAULO, FEVEREIRO DE 2011.


Objetivos Gerais:

  1. Promover a leitura de professores, alunos e funcionários da escola;
  2. Possibilitar o contato dos alunos com a leitura;
  3. Desenvolver as habilidades de leitura nos mais variados gêneros, literários e não literários:
  4. Compartilhar os textos lidos por meio de sínteses afixados num quadro (menu);
5. O MENU, deverá conter a foto ou nome do leitor e uma síntese da obra/texto lido;
6. O MENU DAS LETRINHAS deverá ficar exposto em local a ser definido, de forma que
o seu conteúdo possa ser visto e lido por todos os interessados em leitura.



Justificativa:

Inserir a leitura na vida escolar do aluno é imprescindível, assim como estimular o gosto pela leitura, ampliando o repertório de textos lidos, literários e não literários e a sua compreensão, redigindo sínteses que serão expostas no quadro (menu) para que possam ser compartilhados por outras pessoas da comunidade escolar.


Objetivos:

Nesse processo, precisamos reconhecer, qual é o papel do professor e do adulto no processo de formação do aluno-leitor.
Como facilitar a formação do hábito da leitura, e que esse prazer possa perdurar até a maturidade do indivíduo?
Assim pode-se concluir que:

Professores,
Só se aprende a ler- a ler de verdade, não meramente a decifrar letras, sílabas e palavras em
ambientes nos quais se lê. Ou seja, o desenvolvimento da leitura só ocorre se a criança
interagir com leitores maduros que, lendo com ela e para ela, lhe permitem familiarizar-se
com a atividade de leitura, envolver-se e desenvolver-se nela. A escola pode e precisa ser
este ambiente de leitura. Você pode e precisa ser este leitor maduro.” ( in “Histórias &
Histórias- MEC)


Recursos:

  1. Uso da Sala de Leitura;
  2. Uso da Sala de aula;
  3. Leitura de vários textos literários e não literários;
4. Quadro, ou seja, um Menu das Letrinhas para expor as sínteses dos textos lidos;
5. Filipetas padronizadas, contendo as sínteses e fotos dos leitores para serem afixadas
no Menu das Letrinhas.


Orientações didáticas:
O projeto será desenvolvido em sala de aula , Sala de Leitura e no ambiente escolar e familiar pelos alunos, professores e todo o grupo escolar que se interessam pela leitura e, principalmente, que tenham interesse na formação de novos leitores.
As fotos dos leitores e as sínteses produzidas deverão ser trocadas semanalmente, para que todos os leitores possam expor as sínteses produzidas.
Na medida em que tomamos consciência de como se lê e para que serve a leitura, podemos nos tornar críticos e capazes de entender e interagir com o mundo que nos cerca.


liamelquides@



































Nenhum comentário:

Postar um comentário