domingo, 23 de outubro de 2011

Amizades digitais

Amizades digitais
Após sete anos de soberania no Brasil, o Orkut está perdendo espaço para o Facebook, que aumentou em 479% o número de usuários em 2010. A plataforma de rede social inventada por Mark Zuckerberg deverá dominar o país ainda este ano. Saiba o que há por trás dessa tendência da internet


Por Maíra Lie Chao




A internet tem ouvidos e memória
Redes sociais são ótimas para disseminar ideias, tornar alguém popular e também arruinar reputações. Um dos maiores desafios dos usuários de internet é saber ponderar o que se publica nela. Especialistas recomendam que não se deve publicar o que não se fala em público, pois a internet é um ambiente social e, ao contrário do que se pensa, a rede não acoberta anonimato, uma vez que mesmo quem se esconde atrás de um pseudônimo pode ser rastreado e identificado. Aqueles que, por impulso, se exaltam e cometem gafes podem pagar caro. Um exemplo escandaloso foi o da universitária paulista Mayara Petruso. Após o resultado das eleições brasileiras em 2010, ela publicou em seu Twitter mensagens extremamente ofensivas aos nordestinos de São Paulo. O resultado foi um processo na Justiça, perda de emprego e uma péssima reputação. Apagar as mensagens e os perfis na rede não basta para deletar um deslize na web. No caso de Mayara Petruso ainda havia um agravante: a jovem estudava direito.



Jacqueline Alé ressalta que, se o Facebook fosse um país e seus usuários os habitantes, seria o quarto maior do globo: "O país Facebook uniu, em uma única plataforma, tudo o que interessa a uma pessoa na internet: compartilhar conteúdo, se comunicar com os outros, se divertir jogando, expressar ideias, conhecer e procurar novos horizontes." Lima complementa que o Facebook não quer apenas que os usuários voltem à rede, mas que permaneçam o maior tempo possível nela.
"A rede social é uma plataforma que reúne tudo o que o usuário gosta. É como se fosse um sistema operacional, como o Windows. Quando usamos o computador, estamos o tempo todo no Windows. A ideia das plataformas é agregar mecanismos online que atendam às necessidades dos usuários. Antes, as redes conectavam pessoas. Hoje, conectam pessoas a notícias e fatos - tanto que os principais veículos de comunicação já possuem páginas no Facebook.
"Futuramente, o Facebook conectará sites e objetos reais, como produtos na prateleira de um supermercado. A estratégia é transformar todas as coisas em 'objetos sociais' e conectálas por meio da plataforma, mantendo, assim, o usuário mais dependente dela", explica o diretor da e.Life.
O crescimento das redes sugere que as plataformas de interação não são moda passageira. O MSN Messenger - que hoje é sinônimo de bate-papo e endereço de internet - é uma rede que permanece viva por facilitar o dia a dia das pessoas. Além disso, a utilização crescente das redes sociais por empresas reforça a sua seriedade. Twitter, Facebook e Orkut estão sendo cada vez mais incorporados às estratégias online das companhias.


A ideia das redes sociais, como Facebook e Orkut, é fazer os usuários passar a maior parte do seu tempo navegando na plataforma


Atualizações do Orkut
Os programadores do Orkut trabalharam muito em 2010, promovendo mudanças importantes. No novo Orkut é mais fácil visualizar os aplicativos e as atualizações de amigos. Surgiu uma nova ferramenta de edição de fotos, apareceram selos (com ícones que representam troféus conquistados por alguma atitude) e criouse o aplicativo "Sorte do Dia", com frases aleatórias na página inicial. O site também investiu em jogos sociais. Um exemplo é a "Colheita Feliz", jogo de administrar uma fazenda, muito semelhante ao "FarmVille" presente no Facebook.
Outra novidade foi o Milmo, com gráficos em 3D e estilo de game multiplayer, em que se pode interagir com outros jogadores em tempo real. Os orkuteiros também podem selecionar temas, ou seja, layouts prontos, para personalizar seu perfil. O Google investiu em aplicativos para facilitar a atualização de dados. Agora, é possível acessar rapidamente o Orkut através do Google Chrome (o navegador da empresa) e atualizar status por meio do celular. Os programadores do Orkut trabalharam muito em 2010, promovendo mudanças importantes. No novo Orkut é mais fácil visualizar os aplicativos e as atualizações de amigos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário